Qual a Função do Colchão Ortopédico?

Atualizado em 20 de Novembro, 2023

O que será que o colchão ortopédico realmente faz? Qual será sua verdadeira função? Se você já se questionou sobre o papel desse tipo de colchão, você não está sozinho. A verdade é que os colchões ortopédicos, de fato, possuem uma função que vai muito além de proporcionar uma noite de sono confortável.

Para muitas pessoas, a busca por um colchão ortopédico está intrinsecamente ligada à busca por uma melhor qualidade de vida. Afinal, os colchões ortopédicos, pensados para oferecer um suporte superior à coluna, ganharam destaque na promoção da saúde e na prevenção de dores nas costas.

Dessa forma, eles desempenham um papel vital na busca de muitos consumidores por noites de sono melhores e maior bem-estar. Neste artigo, vamos conferir em detalhes qual é a função dos colchões ortopédicos, revelando como eles podem impactar diretamente a saúde dos usuários.

Boa leitura!

Veja Também

O que é colchão ortopédico?

O colchão ortopédico é considerado uma peça-chave quando se trata de cuidar da saúde da coluna e garantir uma boa noite de sono. Diferentemente dos colchões convencionais, os colchões ortopédicos são projetados com foco na anatomia do corpo e para oferecer suporte adequado para a coluna.

Para isso, geralmente são construídos com uma camada de espuma de alta densidade que distribui o peso do corpo de maneira uniforme, aliviando pontos de pressão e evitando a formação de dores nas costas. Mas, também podem ser feitos de outros materiais, como a espuma de memória, também chamada de espuma viscoelástica, a mesma dos travesseiros Nasa.

Outras matérias-primas comuns para colchões ortopédicos são a espuma de látex, e as molas ensacadas. Pois, muitos colchões ortopédicos são híbridos, compostos de camadas sucessivas de espumas e molas, proporcionando um balanço equilibrado e um bom nível de firmeza. Afinal, uma das principais características dos colchões ortopédicos é justamente o fato de serem mais duros em relação a outros tipos de colchões.

Vale lembrar que existem colchões ortopédicos de todos os tamanhos. Então, tem colchão ortopédico de solteiro, de casal, queen size e king size. E você encontra esse tipo de colchão em diferentes fabricantes. Boas marcas para começar sua busca incluem BF Colchões, Emma, Ortobom e Castor. Mas, existem outras.

E o que é colchão semi ortopédico?

Segundo padrões internacionais, são considerados como colchões ortopédicos apenas aqueles que possuem uma estrutura interna de madeira e são revestidos por uma camada de espuma. Já os demais modelos, inclusive os feitos com matérias primas como a espuma de memória, são considerados como semi ortopédicos e oferecem níveis diferenciados de conforto em relação a sua firmeza.

Vale lembrar que a classificação do que é colchão ortopédico no Brasil não é regulamentada, portanto, cada fabricante tem seus próprios critérios para definir quais modelos de sua linha de produção são ortopédicos, e quais são semi ortopédicos.

Quais os benefícios do colchão ortopédico?

Como mencionamos no inicio, a busca por uma noite de sono revigorante e uma saúde ótima leva muitas pessoas a considerar os colchões ortopédicos. Estes colchões especiais tem um foco singular: fornecer suporte adicional para a coluna vertebral, ao mesmo tempo que visam fornecer um descanso de qualidade.

Confira os principais benefícios do colchão ortopédico a seguir.

Suporte superior à coluna

Os colchões ortopédicos são projetados para distribuir o peso do corpo de maneira uniforme, aliviando a pressão sobre a coluna vertebral e proporcionando um suporte diferenciado. Isso os torna uma boa escolha para pessoas com problemas nas costas, ou para aquelas que desejam prevenir desconfortos durante o sono.

Além disso, ao manter a coluna alinhada e fornecer um suporte estável, os colchões ortopédicos ajudam a prevenir problemas de coluna, proporcionando uma base adequada para o corpo durante ao dormir. Ou seja, esses colchões não são apenas para quem já tem dores e problemas de coluna, mas também para quem quer evitá-los.

Alívio de pontos de pressão

Uma camada de espuma de alta densidade em colchões ortopédicos ajuda a reduzir os pontos de pressão, o que pode aliviar dores nas costas e promover um sono mais confortável.

Além disso, muitas espumas utilizadas nesses colchões são projetadas com tecnologias que acomodam melhor o corpo, e pensadas para aliviar a pressão de zonas específicas, como os ombros, as costas e as articulações.

Melhoria na circulação sanguínea e sono reparador

A capacidade dos colchões ortopédicos de distribuir o peso de forma mais uniforme contribui para uma melhor circulação sanguínea durante o sono. Isso garante que o corpo receba oxigênio e outros nutrientes essenciais de forma mais eficaz, garantindo um descanso melhor.

Então, com o alívio das dores nas costas e a melhoria na circulação sanguínea, os colchões ortopédicos promovem um sono mais profundo e reparador, o que é essencial para a recuperação física e mental.

Maior durabilidade

Como os colchões ortopédicos são feitos com tecnologias específicas e normalmente envolvem mais camadas de espumas em sua confecção, também costumam ter uma durabilidade maior que outros modelos de colchões, que são mais simples.

Qualquer pessoa pode usar um colchão ortopédico?

Os colchões ortopédicos são frequentemente vistos como uma opção benéfica para melhorar a qualidade do sono e aliviar dores nas costas e articulações. No entanto, nem todas as pessoas devem optar automaticamente por esse tipo de colchão, apenas por que ele pode trazer benefícios para a saúde. Pois, existem algumas considerações importantes que devem ser levadas em conta.

Ou seja, embora os colchões ortopédicos possam fazer uma grande diferença na vida de quem sofre de problemas na coluna, dores crônicas ou desconforto corporal, não se trata de uma solução universal para todos.

Em primeiro lugar, pessoas que sofrem de problemas específicos na coluna e dores intensas nas costas, articulações e corpo em geral, devem buscar a orientação médica antes de comprar um colchão ortopédico. Pois, somente especialistas médicos podem avaliar a condição de saúde do usuário e recomendar o tipo de colchão mais adequado para o seu caso, bem como um tratamento adequado.

Nem todos se adaptam a firmeza de um colchão ortopédico

Outro ponto importante a considerar é a diferença de firmeza entre os colchões ortopédicos e as preferências individuais de cada consumidor. Nem todo o mundo se adapta igualmente bem a colchões muito firmes, e a experiência de uso varia de pessoa para pessoa.

Portanto, experimentar diferentes opções e ouvir o próprio corpo é essencial. É aconselhável testar o colchão antes de tomar uma decisão, pois comprar um colchão novo se trata de um investimento que influencia diretamente a sua qualidade de sono e o bem-estar. Mas, se você não puder testar o produto, faça uma boa pesquisa prévia na internet e confira diferentes opções, antes de tomar uma decisão.

Lembre-se: a chave para uma escolha bem sucedida é procurar o aconselhamento de especialistas se você tem problemas de coluna, conversar bem com o vendedor, se tiver dúvidas, e entender que a escolha do colchão é uma decisão pessoal que deve se alinhar com as necessidades e preferências individuais, ou de um acordo entre os parceiros, para aqueles que não dormem sozinhos.

Conclusão: qual é a função do colchão ortopédico?

A função primordial do colchão ortopédico é promover o bem-estar e a saúde geral do usuário, proporcionando uma série de benefícios que se refletem na melhora da qualidade de vida das pessoas. É um produto específico para proteger a saúde da coluna vertebral e visa melhorar a qualidade do sono, desempenhando um papel importante no descanso periódico que todos precisam ter durante a noite.

Afinal, ao fornecer um suporte superior à coluna e distribuir o peso de maneira uniforme, esses colchões aliviam a pressão sobre o corpo, reduzindo a probabilidade de desconfortos e dores musculares. Isso contribui para uma qualidade de vida mais elevada, permitindo que as pessoas desfrutem de suas atividades diárias com mais conforto e disposição.

Ou seja, a função do colchão ortopédico não é apenas fornecer uma boa superfície para dormir. Pois, ele é uma ferramenta útil na busca por uma vida mais feliz, através da conquista de noites bem dormidas. Agradecemos pelo seu tempo de leitura! Boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima