Qual a Medida de Um Colchão Queen?

Atualizado em 20 de Novembro, 2023

Pensando em comprar um colchão novo, mas não sabe qual o tamanho do colchão queen size? A escolha do colchão queen certo é fundamental para uma boa noite de sono e, por consequência, para a sua saúde e bem-estar.

No entanto, na hora de adquirir um novo colchão, nos deparamos com uma variedade de tamanhos e medidas de colchões no mercado, o que pode tornar a decisão mais desafiadora. Por exemplo: temos o colchão queen size, o colchão king size e o tamanho casal. Mas, qual será a diferença entre eles?

Neste artigo, vamos conhecer quais são as medidas do colchão queen, conferir também quais os outros tamanhos de colchões que você pode comprar, além de dicas sobre como escolher o colchão de casal. Boa leitura!

Veja Também

Medidas de colchão e conjunto cama box mais comuns no Brasil

No Brasil, os tamanhos solteiro padrão, casal padrão, queen size e king size são os mais procurados e lembrados quando se trata de tamanho de colchão ou um conjunto de cama box. No entanto, existem outras medidas, inclusive, de colchões de berço, e até mesmo colchões feitos sob medida.

Abaixo, apresentamos uma lista dos tamanhos de colchões mais comuns, representados pelas suas medidas em metros:

  • Super King Size: com dimensões de 1,93 m x 2,03 m, o colchão super king size é o maior e mais espaço entre os colchões disponíveis no mercado.
  • King Size padrão: com dimensões de cerca de 1,86 m x 1,98 m, o king size padrão também é uma opção espaçosa, proporcionando muito conforto a quem dorme.
  • Queen Size: medindo 1,58 m x 1,98 m, o colchão queen size oferece um equilíbrio entre espaço e tamanho do quarto. É uma ótima opção para casais que gostam de ter a cama maior, mas tem menos espaço disponível.
  • Casal padrão: com dimensões de 1,38 m x 1,88 m, o colchão de casal padrão é uma escolha clássica e versátil, adequada para acomodar confortavelmente duas pessoas.
  • Colchão de viúva: possuindo como medida 1,28 m x 1,88 m, o colchão de viúva é o antigo tamanho padrão de casal, e ainda continua muito popular, até mesmo entre pessoas solteiras.
  • Solteirão: é o colchão de solteiro com medidas de 0,96 m x 1,98 m, perfeito para solteiros que querem mais espaço ou são mais altos.
  • Solteiro padrão: com dimensões de 0,88 m x 1,88 m, o colchão de solteiro padrão é perfeito para quartos menores ou para quem dorme sozinho.
  • Solteiro: medindo 0,78 m x 1,88 m, o colchão de solteiro com essas medidas é uma opção compacta e prática para acomodar uma única pessoa, embora seja menos comum de encontrar.
  • Berço: os colchões de berço podem variar em tamanho, apresentando como medidas mais comuns 0,60cm x 1,30cm (berço brasileiro) e 0,70 m x 1,50 m (berço/mini-cama).

Medidas de colchão tamanho americano

No mercado de colchões brasileiro, também são comercializados colchões que possuem medidas conhecidas como tamanho americano, porque são tamanhos padrões para colchões nos Estados Unidos. Confira:

  • Berço americano: 0,70 m x 1,30 m (muito comum no Brasil);
  • Solteiro king: 1,00 m x 2,00 m;
  • Solteiro twin size: 0,96 m x 2,00 m;
  • Solteiro / viúvo: 1,20 m x 2,00 m;
  • King size: 1,80 m x 2,00 m.

Essas medidas são muito populares no Brasil, pois representam alternativas interessantes para algumas pessoas, especialmente as mais altas. Portanto, esses modelos também podem ser encontrados com facilidade em muitas lojas de colchões, ou encomendados pela internet.

Colchões sob medidas

Um colchão sob medida é uma solução personalizada para atender às necessidades específicas de espaço e conforto de um indivíduo ou casal. Ao optar por um colchão sob medida, o cliente tem mais liberdade para determinar as dimensões exatas do colchão, garantindo que ele se ajuste perfeitamente ao espaço disponível no quarto.

Essa opção é particularmente útil quando se lida com espaços não convencionais, ou quando se deseja um encaixe perfeito em camas com medidas personalizadas. Afinal, você também não precisa comprar uma cama de solteiro, uma cama de casal, uma cama queen ou uma cama king de tamanhos convencionais, se não quiser. Pois, as camas, sejam camas box ou camas tradicionais, também podem ser feitas sob medida.

O que é preciso para mandar fazer um colchão sob medida?

Existem várias marcas que trabalham com a fabricação de colchões sob medida, como os colchões Castor, a Ortobom e a Orthocrin. Para encomendar seu colchão sob medida, você pode tanto entrar em contato direto com o fabricante, quanto procurar uma loja de colchões, inclusive lojas online, que trabalham com esse serviço.

Mas, quando se trata de um colchão sob medida, ainda existem algumas regras que precisam ser respeitadas, para garantir que o colchão mantenha uma boa estrutura e estabilidade. Em primeiro lugar, é importante observar que a altura do colchão deve manter o padrão do colchão sua escolha, para preservar o conforto e a qualidade do sono.

Além disso, é relevante destacar que, ao optar por colchões de molas ou ortopédicos sob medida, a altura não pode ser alterada. Modificar a altura desses colchões afetaria sua estrutura e camadas de revestimento, comprometendo a qualidade e o conforto do colchão.

Já os colchões de espuma convencional podem ter a sua altura modificada. Mas, é bom lembrar que cada fabricante pode ter suas próprias regras para confecção de colchões sob medida.

Dicas para escolher o tamanho do colchão de casal

Você já sabe qual é a medida do colchão queen size. E, talvez, você tenha descoberto que esse tamanho de colchão não serve para sua cama. A solução, portanto, pode estar em comprar um novo conjunto de cama e colchão de casal.

Agora, antes de decidir comprar um novo colchão queen size ou outro tamanho, é importante prestar atenção em alguns detalhes, para avaliar se essa é mesmo a melhor escolha para você. Então, pensando nisso, aqui estão algumas dicas úteis para ajudar na escolha do tamanho correto do colchão.

1. Avalie o espaço disponível

Antes de escolher como tamanho do seu colchão de casal o tamanho queen size, meça o espaço disponível no quarto. Verifique se o novo colchão se encaixará confortavelmente, permitindo espaço para outros móveis, como mesas de cabeceira, guarda-roupas e cômodas.

2. Considere a cama já existente

Se você já possui uma cama de casal, é importante verificar se o colchão se encaixará nela. Para isso, tire as medidas da largura e do comprimento, e verifique qual é o tamanho exato que a cama possui. Depois, você pode usar as informações desse guia para verificar qual é o tipo de colchão certo para ela.

Além disso, no caso das camas de casal tradicionais, é importante garantir que o colchão tenha 2 cm a menos do que as medidas do móvel, isso apenas não se aplica as camas box, onde as medidas do colchão e da cama devem ser precisamente as mesmas.

3. Pense nas necessidades de ambos

Avalie o espaço de dormir que cada pessoa precisa. Se você, ou seu parceiro, tem o costume de se mover muito durante o sono, um colchão de casal queen ou king size pode ser mais adequado para garantir o conforto de ambos. E uma noite de sono tranquila.

Além disso, vocês podem optar por um colchão de molas ensacadas individualmente ou um colchão de espuma viscoelástica, modelos que possuem como característica o bloqueio de movimentos. Ou seja, quando uma das pessoas deitada se mexe durante o sono, quem estiver deitado ao lado dela não vai sentir essa movimentação.

4. Consulte a Tabela de Densidades do Instituto INER

A densidade do colchão é outro fator crucial para ter conforto e manter a saúde ao dormir. Consulte a Tabela de Densidades do Instituto INER para garantir que o colchão escolhido tenha a densidade adequada para o peso, e a preferência de firmeza de ambos os parceiros.

Lembrando que, no caso dos colchões de casal, é preciso considerar as medidas da pessoa mais pesada para fazer a escolha certa. Pois, a não ser que haja uma grande diferença de peso e altura entre os parceiros, a pessoa menos densa do casal (que é mais leve e mais baixa), vai se adequar bem as medidas do colchão.

Não se esqueça que ao escolher um colchão muito macio, ou muito firme, para o seu peso, você pode ter problemas como dores nas costas e dores na coluna. E, no caso dos colchões muito macios para sua estrutura física, o colchão provavelmente vai se deformar com o tempo, comprometendo a sua durabilidade.

Medidas dos colchões podem variar em até 1,5 cm

No que diz respeito aos colchões de molas, as dimensões declaradas pelo fabricante são regidas pela normativa ABNT 13579-1. Segundo essas normas, é permitida uma tolerância de variação de aproximadamente 1,5 cm para a largura, comprimento e espessura do colchão.

Para os colchões de espuma, baseados nas dimensões informadas pelo fabricante, também há margens de tolerância estabelecidas pela mesma norma da ABNT. Nesse caso, as tolerâncias aceitáveis se referem à largura e ao comprimento, com uma variação de aproximadamente 1,5 cm para mais ou para menos, e à altura, com uma margem de 0,5 cm para menos, e 1,5 cm para mais.

Além disso, os colchões são produtos que devem respeitar os critérios de fabricação estabelecidos pela Portaria Inmetro nº 349/2015. Uma normativa que determina a espessura mínima e máxima das lâminas de colchões de espuma, por exemplo, entre outras normas que visam garantir a qualidade dos colchões no Brasil.

Conclusão

As medidas padrão do colchão queen size são de 1,58 m por 1,98 m. E, depois de ler esse guia, temos certeza de que você não vai mais esquecer com facilidade as medidas do seu colchão, e quais são os principais tamanhos de colchões disponíveis no mercado.

Saiba que antes de comprar um colchão, o mais recomendado é testar o produto na loja. Mas, se você não puder fazer isso e for comprar pela internet, sempre leia com atenção todas as informações do anúncio antes de fazer a sua compra. E, no caso de dúvidas, entre em contato com o vendedor.

Um bom colchão é um investimento na sua saúde, bem estar e qualidade de vida. Afinal, é preciso ter noites bem dormidas, para ter dias bem vividos. Aproveite as informações desse artigo e escolha o tamanho certo de colchão, seja o queen size ou qualquer outro que atenda bem as suas necessidades e preferências de uso. Boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima