Como Limpar o Pillow Top? O Jeito Certo e Seguro

Atualizado em 18 de Janeiro, 2024

O pillow top e o pillow in costumam ficar protegidos pelos lençóis e demais roupas de cama. Portanto, isso diminui o acúmulo de sujeira sobre o pillow. Apesar disso, é importante higienizar seu pillow top ou a capa do seu colchão periodicamente. E, ao fazer isso, é importante escolher o jeito certo.

Afinal, a limpeza adequada não apenas prolonga a vida útil do pillow top, mas também contribui para um um sono mais saudável e um ambiente mais aconchegante. Pois, apesar de toda a proteção que o pillow recebe das roupas de cama, assim como os colchões, ele também irá acumular sujeira ao longo do tempo, e requer manutenção.

No artigo de hoje vamos conferir uma série de dicas para ajudá-lo a manter seu pillow top sempre limpo, e do jeito certo, sem danificar os tecidos do revestimento e a sua estrutura interna. Aproveite!

Veja Também

Como limpar o pillow top na prática?

Na hora de limpar seu pillow top, é importante entender que cada tipo de material requer um cuidado específico. Afinal, algumas matérias primas são mais frágeis do que outras, o que significa que utilizar o produto errado para o material de fabricação do seu pillow top pode danificar a peça.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de limpezas úteis e fáceis de seguir no dia a dia, já separadas conforme o material de cada pillow. Confira!

1. Como limpar um pillow top de espuma viscoelástica ou látex

Em primeiro lugar, antes de iniciar o processo de limpeza, empregue um aspirador de pó para eliminar completamente a poeira e resíduos acumulados no pillow top. Caso você não tenha um aspirador, use uma escova ou flanela para remover a poeira.

Então, selecione o produto apropriado. O mais recomendado é utilizar um detergente enzimático ou uma solução caseira composta por água, vinagre branco e suco de limão.

Para realizar a remoção das manchas, comece a partir das extremidades. Ou seja, comece pelas bordas e utilize uma escova de dentes para aplicar o produto na direção do centro.

Espere entre 10 a 15 minutos antes de prosseguir, para que o produto possa agir. Em seguida, utilize uma esponja umedecida em água fria para dar batidinhas na área tratada. Continue até que todos os resíduos sejam completamente removidos.

Depois, é hora de secar o pillow top com uma toalha limpa. Caso perceba que a umidade ainda persiste, repita o processo até secar por completo.

2. Como limpar um pillow top de espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é a espuma convencional, encontrada na maioria dos colchões. Para limpar um pillow top feito desse tipo de espuma, você pode utilizar o mesmo passo a passo da limpeza do pillow top de viscoelástica.

Para remover manchas, misturas caseiras com substâncias como água, vinagre branco e suco de limão, podem ser utilizadas com segurança. Aplique a solução de limpeza nas manchas, começando pelas extremidades e movendo-se em direção ao centro e deixe agir.

Para finalizar a limpeza, utilize uma toalha limpa para absorver qualquer umidade restante e deixe o pillow secar ao ar livre, se necessário.

3. Como limpar um pillow top de plumas

Antes de começar, verifique quais são as instruções do manual do fabricante, pois alguns desses pillow tops só podem ser lavados a mão, enquanto outros, podem ir na máquina de lavar.

Além disso, verifique primeiro se há costuras descosturadas, costurando-as, se for o caso, para evitar a dispersão das plumas durante a lavagem. Para remover as manchas, aplique detergente diretamente sobre a mancha, permitindo que a solução atue por alguns minutos antes de lavar.

Para a lavagem, prefira as máquinas com abertura frontal, caso o fabricante permita essa opção (você pode verificar na etiqueta do produto). E, opte pelo ciclo de lavagem de roupas delicadas, com quantidade moderada de detergente/sabão líquido suave. Lave na água fria.

Por fim, ao enxaguar o protetor de colchão, execute o processo duas vezes para assegurar a remoção completa do sabão. Caso utilize uma secadora para secar o pillow top de plumas, interrompa o processo a cada 15 minutos, separando as penas para preservar a maciez do protetor.

Como limpar o pillow top casca de ovo

O pillow de casca de ovo é um protetor de colchão com um formato especial alveolado, muito utilizado por pessoas acamadas, pois ajuda a evitar a formação de escaras (feridas). Então, se você tem esse modelo, primeiro cheque na etiqueta do produto quais são os métodos de lavagem recomendados pelo fabricante.

Caso seja possível lavar na máquina, você precisa utilizar uma máquina grande profissional, normalmente encontrada apenas em lavanderias. Porque, as máquinas domésticas com um agitador central podem rasgar facilmente o produto.

Para fazer uma higienização mais leve em casa, utilize um pano úmido com detergente neutro, e limpe com um pano úmido sem sabão, secando o produto depois com uma toalha limpa. Já para a remoção das manchas, utilize o mesmo processo que explicamos no item 1 para a limpeza do pillow top viscoelástico.

Como limpar o colchão sujo do jeito certo e seguro

A limpeza do colchão, quando ele está encardido, deve ser feita com cuidado. Pois, assim como os pillow tops, os colchões requerem produtos específicos de limpeza e métodos adequados. A boa notícia é que há uma receita caseira que vai facilitar a sua vida nesse processo.

Solução de bicarbonato de sódio e água oxigenada

Para iniciar o processo de limpeza, pegue um frasco borrifador e prepare uma solução com os seguintes ingredientes:

  • 250ml de água oxigenada 10 volumes;
  • 4 colheres com bicarbonato;
  • 2 gotinhas de sabão liquido (o mesmo que você usa para lavar roupas).

Então, pegue uma escova ou uma esponja, panos limpos e o seu aspirador de pó, ou uma flanela seca. Comece removendo a poeira e resíduos de sujeira com o aspirador, ou use a flanela para fazer esse processo.

Agora, agite bem a mistura e aspire no colchão. Você pode esfregar um pouco com a escova/esponja nas áreas mais encardidas, e aplicar mais produto, se achar necessário. Mas, depois disso, deixe o produto agir no colchão até secar.

Finalize a limpeza com um pano úmido, para remover o restante da sujeira. Caso precise, passe um pano seco, ou deixe o colchão secar ao ar livre.

Dicas para limpar o colchão e fazê-lo durar mais

Independente da marca do colchão, seja Castor, Ortobom, BF Colchões, ou outra, evite o excesso de umidade, pois os ácaros são atraídos por ambientes úmidos, propiciando o surgimento de fungos e mofo. Portanto, tenha certeza de que o colchão esteja completamente seco antes de recolocar o lençol e a roupa de cama.

Exponha o colchão ao sol após a limpeza, pois a luz solar contribui para uma melhor ventilação, ajudando a eliminar possíveis ácaros e bactérias. Pequenos espaços fechados tendem a favorecer a multiplicação desses agentes, sendo recomendável seguir o passo a passo de limpeza e expor o colchão ao sol sempre que possível.

Outra boa ideia é utilizar uma capa protetora anti-alérgica após a limpeza, evitando o acúmulo de ácaros na superfície do colchão. Entretanto, é fundamental substituir essa capa regularmente para prevenir a proliferação de ácaros na cama. Além disso, lave a capa periodicamente, seguindo as instruções do fabricante.

Como limpar o colchão com bicarbonato de sódio?

Para limpar o colchão a seco com bicarbonato, primeiro aspire o bicarbonato com uma peneira sobre todo o colchão, especialmente nas áreas com mais sujeira. Deixe agir por 30 minutos e use uma escovinha para esfregar a superfície suja.

Para finalizar, passe o aspirador para remover toda a sujeira e bicarbonato. Caso precise, passe um pano seco também.

Como limpar o protetor de colchão de vinil?

Encha sua máquina de lavar, preferencialmente com água morna. Coloque um detergente suave diretamente na água e ligue a máquina para que o agitador misture tudo. Depois, desligue a máquina e adicione a capa de vinil.

Volte a ligar a máquina de lavar para que ela realize a lavagem. Para secar, utilize a secadora somente se a etiqueta do produto permitir esse processo. Ainda assim, deixe na menor temperatura, para não danificar o produto. Caso contrário, seque normalmente ao ar livre. Mas, somente centrifugue para remover o excesso de água, se na etiqueta também for permitido.

Como tirar o amarelado da capa de colchão?

Aplique o vinagre branco destilado nas manchas usando um borrifador. Em seguida, polvilhe o bicarbonato de sódio sobre o vinagre, observando a efervescência que indica o início da ação do produto. Espere alguns minutos até que a mistura esteja seca. Utilize um aspirador de pó para remover os resíduos deixados pela limpeza.

Conclusão

O pillow top, também conhecido como travesseiro de cima, traz muito mais conforto para a sua cama. No entanto, para desfrutar desse aconchego por muito mais tempo, é necessário manter o pillow limpo, e limpar sempre do jeito certo e seguro.

Para garantir uma boa limpeza, e não danificar o pillow, siga as recomendações que preparamos para você nesse artigo. E, não esqueça: em caso de dúvida, sempre consulte quais são as instruções do fabricante.

Dessa forma, você terá muito mais qualidade de vida, com um pillow top que vai durar bem mais na sua cama! Obrigado pelo seu tempo de leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima